No período de 27 a 29 de novembro ocorreu o XXVI Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman em Brasília cujo tema debatido foi “A Ouvidoria Estratégica e a Inclusão Cidadã: Ações e Inovações”.
O evento é organizado pela Associação Brasileira de Ouvidores/ Ombudsman (ABO Nacional), presidida atualmente por Adriana Alvim, que ressalta a importância do evento para o fortalecimento da independência, autonomia e alçada.
Em três dias o encontro proporcionou debates acerca das demandas das Ouvidorias numa perspectiva cidadã e inclusiva e de novas tendências de ferramentas essenciais à gestão com o uso dos avanços tecnológicos em prol dos cidadãos promovendo a educação para a cidadania e atendimento humanizado. As Ouvidorias têm papel relevante no processo de transição para uma sociedade mais diversa e igualitária com respeito à diversidade. No ano que vem o evento será no Rio de Janeiro.
A Ouvidora Geral da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Cecilia Marcia Pereira Lopes, participou do evento junto com a ouvidora local do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher – CAISM, Marta Pinto Cardoso da Silva.