Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Entre os dias 29 e 30 de outubro, a equipe da Ouvidoria Geral da Unicamp participou da capacitação “Assédios: Atenção nas Organizações”, promovida pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional).

Este evento reuniu profissionais experientes para refletir sobre o tema em suas dimensões, iniciando com uma visão geral do tema, suas implicações jurídicas, a comunicação como forma de prevenção ao assédio, os efeitos e as consequências dos assédios na saúde mental e o papel da Ouvidoria com mecanismo no gerenciamento de risco.

O assédio pode se manifestar de maneira moral, sexual, ou até mesmo psicológica, e suas consequências podem ser devastadoras, tanto para os indivíduos afetados quanto para as organizações.

É essencial que as instituições tenham especial atenção às relações interpessoais entre os colaboradores. Nesse contexto, o assédio, por vezes, tem reflexos no desempenho organizacional e, em muitos casos ase recorre à judicialização.


Nesse sentido, promover um ambiente de trabalho seguro e respeitoso é fundamental, estimulando diálogos e ações efetivas sobre este tema tão relevante. A Ouvidoria Geral destaca a importância da prevenção do assédio ser uma prioridade nas instituições, o que significa não apenas a criação de políticas e diretrizes que proíbam comportamentos abusivos, mas também a promoção de uma cultura de respeito e inclusão.

Na Unicamp, a denúncia de assédio moral pode ser feita por servidores de todas as carreiras e níveis hierárquicos da Unicamp, bem como funcionários terceirizados, por meio do preenchimento do Formulário para Denúncia de Assédio Moral, que deve ser entregue diretamente à DGRH / CRIAT. A equipe responsável pode ser contatada pelo e-mail dgrh.criat@unicamp.br ou pelo telefone (19) 3521 4855. Além disso, a comunidade acadêmica, incluindo estudantes, pode encaminhar denúncias e buscar orientações através da Ouvidoria Geral da Unicamp através de seu canal de manifestações (https://solicita.dados.unicamp.br/ouvidoria/registrar_manifestacao/), garantindo um ambiente de trabalho e estudo respeitoso e seguro para todos.  

Ouvidoria contra o assédio.
A Ouvidora Geral da Unicamp, a Sra. Cecília Marcia Pereira Lopes, participou da capacitação, compartilhando suas experiências e enriquecendo o evento.

Ir para o topo