Empresa anunciava de forma enganosa que medicamento teria sido desenvolvido na Universidade
Autoria Da Redação
Edição de imagem Alex Calixto
Fotografia Antonio Scarpinetti
A Procuradoria Geral da Unicamp notificou a empresa Nutralov Cosméticos e Nutracêuticos Ltda., responsável pelo produto Gastrovit, para que se abstenha de utilizar o nome da Universidade em qualquer material publicitário, sob pena de serem adotadas as medidas judiciais cabíveis.
Na propaganda veiculada na internet, a empresa alegava que o produto seria um marco no combate à gastrite e ao refluxo e que teria uma fórmula “desenvolvida por cientistas do laboratório da Unicamp”.
Após uma denúncia recebida pela Ouvidoria Geral da Universidade, houve uma consulta ao Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro), que negou qualquer vínculo com o produto.
Diante do risco à imagem, à reputação científica e à credibilidade institucional da Unicamp, o Ouvidor-Geral, Adilton Dorival Leite, solicitou que a Procuradoria Geral analisasse o caso e adotasse as providências cabíveis.
Em uma manifestação oficial, a Procuradoria Geral alertou que o uso não autorizado do nome da Unicamp, especialmente em peças publicitárias que associam indevidamente a Universidade à eficácia de um produto destinado à saúde humana, configura um fato preocupante, com potencial para abalar sua reputação institucional e sua credibilidade científica, além de representar um risco ao consumidor, que pode ser induzido a erro quanto à origem e à legitimidade do produto.
Após o recebimento do ofício, a empresa retirou todas as referências à Unicamp de seu material publicitário.