Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A C4 Científica Brazil Importação e Exportação Ltda já foi notificada pela Procuradoria Geral

Em uma ação preventiva para a defesa de sua imagem, reputação científica e credibilidade institucional, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio de sua Procuradoria Geral (PG), notificou extrajudicialmente a empresa C4 Científica Brazil Importação e Exportação Ltda.

A medida foi adotada após a Ouvidoria Geral, liderada pelo Ouvidor-Geral Adilton Dorival Leite, receber uma denúncia e consultar internamente setores da Universidade.

A Irregularidade e as Providências Tomadas:

A denúncia apontava que a empresa C4 Científica estava utilizando o nome da Unicamp em material publicitário (incluindo o LinkedIn), afirmando, de forma inverídica, a existência de parceria em um projeto de implantação de estufa de pesquisa de alto desempenho para fenotipagem de plantas.

Confirmação da Ausência de Vínculo:

A Pró-Reitoria de Pesquisa e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação confirmaram, após consulta a todas as unidades de ensino, pesquisa e extensão, que não há qualquer vínculo com o desenvolvimento do produto, a pesquisa ou a parceria firmada com a empresa C4 Científica.

Ação da Procuradoria Geral:

A Procuradoria-Geral (PG) da Unicamp notificou a empresa C4 Científica com a exigência de que interrompa, imediatamente, o uso do nome da Universidade em qualquer material publicitário, seja eletrônico ou físico.

Segundo a PG, o uso não autorizado do nome da Unicamp constitui fato preocupante, com potencial para abalar sua reputação institucional e credibilidade científica, além de representar um risco ao consumidor, que pode ser induzido a erro quanto à legitimidade do produto ou serviço.

A PG alertou que, caso o uso indevido do nome persista, serão adotadas as medidas judiciais cabíveis para a proteção dos direitos e da imagem da Universidade.

Este comunicado ressalta o papel da Ouvidoria como canal de alerta inicial e a rápida resposta da Unicamp na proteção de seus ativos intangíveis e na garantia da transparência.

Confira o parecer PG:
2025_parecer_pa265725 (1)

Ouvidoria 2025

Ir para o topo