A Ouvidoria Geral da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) lançou, a Cartilha – Como utilizar a Ouvidoria Geral da Unicamp. O material tem o objetivo de orientar os manifestantes sobre o registro correto das demandas e o tratamento ético e legal dado a cada uma.
O Guia detalha desde a classificação dos pedidos até as regras de sigilo e as dicas para uma denúncia robusta. A iniciativa visa aumentar a transparência e a efetividade do canal, que é essencial para a participação cidadã e o aprimoramento dos serviços da Universidade.
O que o guia detalha
A Cartilha abrange o procedimento completo de registro e tratamento das demandas, incluindo:
- Tipos de Manifestação: Apresenta as definições conceituais de Denúncia, Elogio, Informação, Reclamação e Sugestão.
- Denúncias Anônimas e Sigilo: Orienta sobre a diferença entre sigilo e anonimato, e as regras para o tratamento de denúncias, ressaltando que denúncias não identificadas (anônimas) só são apuradas se contiverem elementos mínimos de convicção.
- Dicas para uma Denúncia Efetiva: Oferece um checklist para que o manifestante forneça todos os detalhes essenciais para a apuração, como “Quem?”, “O Quê?”, “Quando e Onde?” e as “Fontes de Prova”.
- Regras Específicas para a Saúde: Orienta sobre a necessidade de fornecer dados específicos (nome completo do paciente, data de nascimento e nome da mãe) nas manifestações relacionadas à Área da Saúde.
Importante: Como Registrar sua Manifestação
A Cartilha reforça uma regra fundamental para todos os usuários:
“A Ouvidoria Geral da Unicamp NÃO recebe manifestações por e-mail. Para registrar sua manifestação, utilize exclusivamente o nosso formulário online“.
O registro deve ser feito de forma completa, utilizando o máximo de informações para que a Ouvidoria possa analisar e dar o devido encaminhamento à solicitação.
Acesse a cartilha!
https://ouvidoria.unicamp.br/wp-content/uploads/sites/21/2025/12/Cartilha-Como-Utilizar-a-Ouvidoria-Geral-da-Unicamp.pdf
Adilton Dorival Leite
Ouvidor-Geral da UNICAMP

