No ano em que completa duas décadas, o Programa Unicamp de Portas Abertas (UPA) atraiu milhares de estudantes no último sábado (23) ao campus de Campinas. A presença da Ouvidoria Geral da Unicamp e das Ouvidorias Locais foi um dos destaques do evento, reforçando o compromisso da instituição com a transparência e a participação da comunidade.
Sucesso
Com uma estimativa de público superando os 45 mil visitantes, a UPA 2025 foi um sucesso, embalado por atividades culturais, palestras e visitas a faculdades e institutos. Segundo o Prof. Dr. Fernando Coelho, coordenador-geral da Unicamp, o evento transcorreu com tranquilidade e “deixou uma impressão muito favorável em todas as pessoas que passaram por aqui”.
Em sua fala na cerimônia de abertura, o reitor Prof. Dr. Paulo Cesar Montagner reforçou o papel da universidade na sociedade. “A Unicamp quer se apresentar para contribuir com as transformações que se fazem necessárias no país. Formamos gente qualificada; fazemos ciência na fronteira do conhecimento e temos uma área da saúde que é referência para ao menos cinco milhões de pessoas em nosso entorno”, disse. O reitor também destacou a alta demanda pelos cursos da Unicamp e os projetos para ampliar o acesso e o investimento em permanência estudantil.
O Papel das Ouvidorias na UPA
A participação das Ouvidorias da Unicamp no evento reforçou o objetivo da UPA de fortalecer a imagem de uma universidade pública, gratuita e de qualidade. O Ouvidor-Geral, Adilton Dorival Leite, ressaltou a importância do evento para conectar o ensino médio ao ensino superior, “divulgando a produção científica, a pluralidade cultural e os projetos de extensão da Unicamp para a sociedade”.
A atuação itinerante das Ouvidorias promoveu um espaço para um diálogo aberto e acessível com a comunidade, acolhendo contribuições para fortalecer a universidade e reafirmando seu papel como um elo vital entre a instituição e a sociedade.
