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Em um passo importante para aprimorar a gestão das ouvidorias na Unicamp, o Ouvidor-Geral da universidade, Adilton Dorival Leite, e a Assistente Técnica Erika Maria Rodrigues de Castro se encontraram na manhã da última segunda-feira (23) com Noemia Rodrigues de Oliveira, Ouvidora do Hospital de Clínicas (HC). O objetivo principal do encontro foi iniciar as discussões para a integração das diversas ouvidorias da Unicamp, abrangendo inclusive as instâncias informais.

A iniciativa busca um alinhamento abrangente dos processos e fluxos de trabalho. Para que essa integração seja realmente eficaz, é fundamental que a Ouvidoria-Geral compreenda as particularidades operacionais da Ouvidoria do HC. Esse conhecimento aprofundado das especificidades do ambiente hospitalar é crucial para o ajuste dos procedimentos e, consequentemente, para a harmonização de todos os sistemas de ouvidoria da universidade.

Qualidade e Transparência nos Relatórios

Um dos objetivos específicos desses encontros é propor melhorias nos processos, visando consolidar e integrar as ouvidorias para aumentar a eficiência, eficácia e efetividade do sistema. Durante a reunião, foram debatidos pontos cruciais para aprimorar a qualidade dos relatórios gerados.

Discutiu-se a necessidade de relatórios com informações mais qualificadas, abordando:

  • Os principais apontamentos e temas das manifestações.
  • Os setores contatados.
  • O índice de resolutividade.
  • A satisfação dos usuários.
  • O fluxo de tratamento das demandas.
  • O tempo médio de resolução.

Recomendações e Conformidade Legal

A expectativa é avançar para que os relatórios das ouvidorias não apenas detalhem as providências adotadas pela administração pública nas soluções apresentadas, mas também incluam a análise de pontos recorrentes. É essencial que esses relatórios apresentem recomendações que agreguem valor ao cidadão, à organização e à sociedade, em conformidade com a Lei nº 13.460/2017. Essa lei dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública, reforçando o compromisso com a transparência e a melhoria contínua dos serviços.

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