A Ouvidoria Geral da Unicamp participou, em São Paulo, de um evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio da Ouvidoria das Mulheres, para debater ações sociais e educativas no combate à violência contra mulheres e meninas. O encontro, realizado no dia 21 de agosto, fez parte das atividades da campanha “Agosto Lilás”.
O evento, intitulado “Agosto Lilás: Educação, Prevenção e Proteção”, reuniu uma mesa de abertura composta 100% por mulheres, incluindo a Presidente do TCESP, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, e a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas, Leticia Formoso Delsin Matuck Feres. Representantes de diversas instituições, como o Tribunal de Justiça (TJ-SP), a Procuradoria-Geral do Estado e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), também estiveram presentes.
Os debates, transmitidos ao vivo pelo YouTube, tiveram como foco a formação de redes integradas de proteção e a importância da educação e da conscientização para promover mudanças efetivas na sociedade. O encontro contou com palestras de especialistas como a cofundadora do Instituto Maria da Penha, Regina Célia Almeida Silva Barbosa.
Para Adilton Dorival Leite, Ouvidor-Geral da Unicamp, a iniciativa é fundamental. “O evento demonstra a preocupação da Ouvidoria das Mulheres do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo com o aperfeiçoamento do atendimento às mulheres vítimas de violência, com a produção de conteúdo de extrema qualidade e de livre acesso ao público em geral e a servidores que atuam em Ouvidorias Públicas”, afirmou.
A Conselheira-Presidente do TCESP, Cristiana de Castro Moraes, reforçou o propósito do evento: “Combater a violência contra mulheres e meninas não é apenas punir agressores. É, principalmente, educar, prevenir, transformar e proteger. Só uma ação coordenada de todos os Poderes, em parceria com a sociedade civil, será capaz de alcançar uma transformação social efetiva e sustentável”.
